Esse post é para vc, que ficou noiva, vai casar e não sabe por onde começar...
Bem-vinda ao mundo maravilhoso dos casamentos! De forma resumida, seguem dicas do planejamento básico para tudo começar dando certo:
O SEU CONCEITO:
Dizem que casamento é tudo igual. Eu, lógico, não concordo. Casamento deve ser a cara dos noivos. Comece decidindo – junto com seu noivo – como vocês desejam que seja o casamento. O que é a cara de vocês? Festa elegante, tradicional? Festa grande, luxuosa? Festa grande, informal? Mini-wedding? Luau na praia? Festa glamurosa? Festa bucólica no campo? Juntar os amigos num pub? Festa convencional mas totalmente informal? Bolo e champanhe? De dia? De tarde? de Noite? As opções podem ser muitas, defina o seu conceito.
CONVIDADOS:
Com o conceito decidido, hora de fazer a lista dos convidados. Como normalmente planejamos o casamento com muita antecedência, é normal que aconteçam algumas mudanças na lista: novos amigos entrarão na lista, pessoas que você não falou nos últimos meses serão cortadas. Mas definir a quantidade de convidados é muito importante porque irá influenciar em TUDO: tamanho do local da festa, quantidade de comida, bebida, decoração, etc. Para todos orçamentos que você for pedir, irão te perguntar a quantidade de convidados, então defina se será algo como 50, 100, 200, 500, etc.
BUDGET:
Vocês são um casal, e casais tem assuntos sérios para conversar de vez em quando! Muito importante sentar, conversar francamente e abertamente quanto se tem disponível para gastar na festa de casamento e quem vai pagar a conta. Se as famílias vão arcar com os custos, não fuja de ter mais uma conversa séria. Marque um jantar, ou lanche, enfim, qualquer coisa, e conversem abertamente sobre a vontade dos noivos, o quanto os pais podem pagar, e o que os pais esperam do casamento – sim, normalmente quem paga pode dar opinião também! É bom já deixar claro para todas as partes envolvidas os planos do casamento desde começo, e não ter surpresas desagradáveis durante os preparativos. Agora é hora de abrir uma conta investimento também para guardar dinheiro para a festa, se for o caso.
LOCAL DA FESTA:
Você já sabe como quer a sua festa, quantos convidados terá e quanto tem de dinheiro disponível, então já pode reservar o local da festa. Esta deve ser a primeira decisão, em termos de fornecedores, a ser tomada. Reserve a Igreja e o salão da festa. Caso vá fazer festa num salão, vale visitar vários salões em dias de festa, para ver como fica com a decoração montada, vale pensar nos restaurantes que você gosta de frequentar, hotéis que aceitam festas de casamento, enfim, várias opções para você ter certeza do local escolhido para o dia mais importante da sua vida.
FICHÁRIO DE ORÇAMENTOS:
Compre um fichário (ou abra uma pastinha no seu computador mesmo...), será seu fichário de orçamentos. Sim, você precisa se organizar em relação a todas opções que serão apresentadas nos próximos meses. Eu fiz até divisórias com os assuntos decoração, buffet, foto e video, bebidas, etc. ( se quiserem, até levo em um orkontro para vcs verem..)
Para cada assunto, faça no mínimo 3 orçamentos. No encantamento todo das pesquisas de casamento, várias noivas deslumbradas querem fechar com o primeiro fornecedor que visitam. Não façam isso. Pesquise e compare o que cada fornecedor pode te oferecer, qual o custo- benefício e qual você teve maior afinidade. Para chegar nestas conclusões, é bom ter visitado pelo menos 3. E ter tudo por escrito organizado numa pasta só vai te ajudar!
FICHÁRIO DE IDÉIAS:
Outro fichário, este para juntar todas as referências do que você gosta! Quando você gostar de uma imagem que viu em revista ou blogs, imprima, recorte e cole nas páginas deste fichário. Isso vai te ajudar por dois motivos:
1) É muito mais fácil quando você vai conversar com um fornecedor, mostrar referências do que você gosta! Ele entenderá seu estilo muito melhor, e poderá fazer uma proposta para seu casamento muito mais clara e objetiva do que você quer, principalmente o vestido de noiva e a decoração.
2) A gente vê tantas, mas tantas referências que gostamos em blogs e revistas que uma hora não lembramos mais onde foi visto, como era, etc. Seja organizada! É normal também no começo dos preparativos querer uma coisa, e ao longo você ter outras ideias, e mudar sua ideia inicial. Com todas as imagens reunidas fica mais fácil você saber o que mais gosta, mostrar para o noivo e família.
E assim é o começo dos preparativos de uma noiva organizada! Os próximos passos serão você estabelecer sua lista de prioridades, visitar os fornecedores e ir fechando os contratos de acordo com suas prioridades.
Se precisarem de dicas e paplites ( adooroo!) contem conosco!
Vou casar.. e agora?
sexta-feira, 5 de março de 2010
Postado por Analú às 03:54
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1 comentários:
O Problema dessa lista de prioridades é q tem sempre um "mais importante" Q ACABA FICANDO DE LADO...E QUANDO VC VÊ...nossa....meu casório é amanhã e num tenhu casa ainda....HAUHAHAUHUA
=*
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